quarta-feira, 25 de julho de 2012

Interiores do Veleiro Cisne Branco























A embarcação foi encomendada pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Foi construído no estaleiro Damen, em Amsterdã, no tempo recorde de um ano e três meses, teve a quilha batida em 9 de novembro de 1998 e sendo lançado ao mar em 4 de Agosto de 1999. Foi entregue em 4 de Fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de Março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da Armada de Pedro Álvares Cabral.
É a terceira embarcação a ostentar esse nome na Armada Brasileira, em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio.
Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), tendo participado de todas as celebrações na costa brasileira.
O Cisne Branco tem uma embarcação irmã, construída ao mesmo tempo: o "Stad Amsterdam" que ostenta a bandeira dos Países Baixos, também lançado ao mar no ano de 2000.
O primeiro Cisne Branco foi um veleiro de 79 pés de comprimento, em madeira. Com dois mastros, era tripulado por vinte homens. Realizou apenas uma viagem de instrução com Guardas-Marinha, em 1979.
O segundo Cisne Branco foi um veleiro de 83 pés de comprimento, em alumínio. Realizou viagens de instrução com Guardas-Marinha, entre 1980 e 1986, quando passou à Escola Naval para servir como veleiro de instrução, até ao seu descomissionamento, no ano seguinte.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/
-

terça-feira, 24 de julho de 2012

Veleiro Cisne Branco




Construído em 1999, o veleiro Cisne Branco, navio de Marinha do Brasil, tem 76 metros de comprimento com 32 velas colocadas em três mastros, com o maior a atingir os 46 metros de altura.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Porto de Ponta Delgada




Nevoeiro no Porto de Ponta Delgada na noite de 21 de Julho.