terça-feira, 25 de junho de 2013

Escapadelas pela Costa





FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DE 11 A 14 DE JULHO



Como habitualmente acontece, são esperadas milhares de pessoas em Ponta Delgada para as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, que este ano decorrem entre 11 e 14 de julho e colocam ênfase no apoio social.

O aumento das pensões a distribuir às instituições sociais do concelho acaba por marcar estas grandes festividades que, de resto, têm na partilha e na solidariedade duas das suas grandes marcas. Este reforço obrigou a autarquia presidida por José Manuel Bolieiro a reduzir as despesas com a animação. Mesmo assim, o programa elaborado para este ano engloba um total de 32 iniciativas culturais.

As festas do Espírito Santo, que já fazem parte do cartaz turístico de Ponta Delgada e atraem milhares de emigrantes, têm início a 11 de julho com a habitual conferência inaugural, desta feita proferida pelo antigo Presidente da Assembleia da República e professor catedrático jubilado, António Barbosa de Melo. A conferência, subordinada ao tema “O Espírito Santo na Tradição Popular” está agendada para as 21h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, ao que se segue, no mesmo templo, mas pelas 22h00, o Concerto Schubert Sinfonia Incompleta pela Sinfonieta de Ponta Delgada.

Na sexta-feira, 12 de julho, a partir das 18h30, terá lugar o desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada no Centro Histórico da cidade, realizando-se, meia hora depois, a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo do Centro Municipal de Cultura para os Paços do Concelho, sendo acompanhada pela Banda e Coro Minerva, dos Ginetes.

Após a Mudança da Bandeira, proceder-se-á à abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre do Município, e à inauguração de exposição “Os Dons e os Símbolos do Divino Espírito Santo” à entrada da autarquia.

Ainda nos Paços do Concelho e como habitualmente acontece todos os anos, realiza-se o Concurso de Massa Sovada, com o júri convidado (Confraria dos Gastrónomos dos Açores). Segue-se a Bênção da Despensa do Espírito Santo, na tenda montada para o efeito na Praça Gonçalo Velho.

Já na Praça do Município, abrirá o Mercado de Artesanato dos Centros de Convívio de Idosos de Ponta Delgada, enquanto no Lado Sul da Igreja da Matriz começarão a funcionar, também a 12 de julho, as Tasquinhas de Solidariedade Social.

Pelas 21h00, no palco da Praça do Município, atuará o Grupo Infantil de Folias da Covoada, pelas 21h30 o Grupo de Cantares Belaurora, pelas 22h30 o Grupo de Folias do Espírito Santo e às 23h00 será a vez do concerto da Banda Minerva, desta feita no Coreto das Portas da Cidade.

No sábado, 13 de julho, pelas 09h00, tem início a distribuição das pensões pelas 43 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Às 12h00 tem início a partilha popular das Sopas do Espírito Santo. Este ano, as mesas ficarão situadas ao longo da Avenida Roberto Ivens. Pelas 14h30, haverá o desfile da escola de percussão “Bora Lá Tocar” pela Avenida Infante D. Henrique, ao que se segue, às 15h00, o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, com 50 carros de bois, 30 carros alegóricos e cerca de duas dezenas de grupos folclóricos e de folias.

Entretanto, a partir das 19h00, no Coreto das Portas da Cidade, atuarão os grupos folclóricos São Miguel e Santa Cecília, havendo ainda espaço para as tradicionais Cantigas ao Desafio e para um concerto pela Escola de Violas da Relva.
No Palco da Praça do Município, a partir das 21h00, atuarão o Grupo de Cantares de Outrora e o Grupo de Cantares de São Vicente Ferreira.

No dia maior da festa, domingo, 14 de julho, pelas 10h30, no Largo da Matriz, tem início a Missa da Coroação, presidida pelo Bispo de Angra e ilhas dos Açores, D. António Sousa Braga, e animada pelo Coral de São Pedro.

O Bodo de Leite realiza-se às 12h00, como habitualmente nas Portas da Cidade, enquanto pelas 16h00 tem início a Grande Coroação dos Impérios do Concelho, que começa no Campo de S. Francisco, seguindo pelas ruas Luís Soares de Sousa e Açoriano Oriental, Largo da Matriz, ruas dos Mercadores, Ernesto do Canto e da Fonte, Avenida Infante D. Henrique e, novamente, Campo de S. Francisco

A partir das 19h00, no Coreto das Portas da Cidade, terá lugar a atuação da Banda Filarmónica Municipal e da Banda da Zona Militar dos Açores.

Entre a Praça do Município e as Portas da Cidade, com início às 20h00, realizar-se-ão várias iniciativas pela Associação Tradições – Artes Performativas.

Ainda no palco da Praça do Município, a partir das 21h30, atuará a Tia Maria do Nordeste, seguindo-se o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

Ponta Delgada, 24 de junho de 2013
Gabinete de Comunicação
Lubélia Duarte

domingo, 23 de junho de 2013

Super-lua cheia


Em noite de São João,  a Lua apareceu  14% maior e 30% mais brilhante.

Só daqui a 18 anos, voltaremos a ver este fenómeno.

Foto tirada na praia das milícias em Ponta Delgada, em noite de São João.