quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Navio de cruzeiros Oriana



Imagens do navio de cruzeiros Oriana, do operador inglês P&O Cruises, hoje em Ponta Delgada.

Proveniente de Southampton, tendo atracado nas Portas do Mar pelas 7:45, e com a partida prevista para as 17:00, com destino a St. Maarten.












Descrição do navio por, André Velho Cabral.

Inaugurado em 1995, o Oriana foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples. Este ano foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.

Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.

Conforto e requinte caracterizam a generalidade das suas instalações. A decoração prima pelos tons suaves e sóbrios, no entanto algumas áreas públicas do navio destacam-se pela sua aprimorada decoração e ambiência envolvente.

Ao nível da gastronomia, destacamos os restaurantes Peninsular, Pacific e o Oriana Rhodes, sendo que os dois primeiros são os principais restaurantes do navio, ao passo que o Rhodes é um restaurante mais selecto e que proporciona a oportunidade aos passageiros para apreciar a cozinha do afamado Chef Gary Rhodes. Relevo ainda para o The Conservatory, o grande e elegante buffet/restaurante.

No que concerne a outras áreas públicas, saliência para o magnífico salão Anderson’s e para o típico pub Lord’s Tavern. O primeiro prima por uma decoração com um requinte assinalável, onde sobressaem os belíssimos mármores, carpetes persas e algumas madeiras nobres. Já o Lord’s Tavern é um misto de pub/salão, claramente mais informal, mas muito ao agrado dos britânicos. Este salão está decorado com motivos de um dos desportos favoritos dos ingleses, o Cricket.

As piscinas Crystal, Riviera e Terrace, os vários bares, casino, as lojas no Knightsbridge, SPA e ginásio também são locais muito aprazíveis no Oriana. Para os apreciadores do género, existe um cinema, o Chaplin’s Cinema e um teatro, o Theatre Royal, sendo que este último se estende num só piso, ao contrário de outros navios onde o teatro se estende por dois e três decks. 

Sem comentários: